Coordenador : Cristina Mair Barros Rauter
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390331.2206.340295.24032023
Departamento/Setor: SPA
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Formação de grupos terapêuticos 1 on line e 1 presencial direcionados a adultos a partir de 19 anos, de baixa renda. 1 Grupo terapêutico direcionado a egressos do sistema penal e familiares de presos.Formação de grupo de supervisão técnica de grupos (Grupo sobre Grupos) com a participação de estudantes de graduação e pós graduação em Psicologia que realizam atividades grupais, noutras instituições públicas de saúde, defensoria pública, entre outras.
Local de atuação: Há grupos on line e grupos presenciais. Os presenciais são realizados no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFF. Os grupos on line são realizados pela plataforma meet.
Objetivo
O objetivo do projeto é a realização de grupos terapêuticos tendo como objetivo o que temos denominado potencialização subjetiva. O presente projeto de extensão pretende também funcionar como um espaço de experimentação sobre grupos, oferecido a discentes de pós graduação e graduação em Psicologia. Os grupos interferem de forma a ampliar os laços interpessoais, contribuindo positivamente, na maioria dos casos, para a saúde mental e fazendo face à situação de isolamento contemporâneo, agravada pela condições da pandemia e por outros fatores inerentes aos modos de vida urbanos contemporâneos. O isolamento contribui para o agravamento da maioria das condições psicopatológicas e a participação no grupos terapêuticos interfere positivamente na reversão desses quadros. Objetivos Específicos Realizar grupos terapêuticos de forma presencial, on line e (híbrida), geralmente em co-terapia, ou seja, com dois psicoterapeutas atuando em cada grupo. Um deles será necessariamente psicólogo, professor ou estudante de pós graduação; o outro poderá ser um estudante de graduação em psicologia. Cada grupo presencial ou on line geralmente atenderá no máximo 9 pessoas, e a duração da sessão será de 70 minutos, com frequência semanal. Os grupos serão formados a partir de contatos feitos pela equipe com grupos comunitários, movimentos sociais e instituições de saúde mental, entre outros. Os grupos presenciais serão realizados no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Uff. O projeto oferece, através do Grupo sobre Grupos, supervisão técnica a doutorandos e mestrandos da Pós Graduação em Psicologia da Uff que realizam grupos noutras instituições, em especial públicas, como parte de seus projetos de tese e dissertação.
Resumo
Realização de 4 modalidades de grupos: 1) Grupo heterogêneo presencial no Serviço de Psicologia Aplicada da UFF para atendimento aos atingidos pelas violências institucionalizadas. 2) Grupo terapêutico heterogêneo on line: escuta e cuidado de conflitos existenciais, incluindo-se as violências em suas diversas modalidades; 3) Grupo On line de Escuta e Apoio aos Sobreviventes e Familiares do Cárcere; 4)Grupo sobre Grupos: Supervisão técnica de trabalho com grupos. (híbrida) Quando presenciais os grupos ocorrem no Serviço de Psicologia Aplicada da Uff, quando on line, pela plataforma google meet. Os terapeutas são discentes de pós graduação em Psicologia da Uff, Técnica do SPA e docente. Discentes de graduação atuam como co-terapeutas. São também supervisionados trabalhos com grupos desenvolvidos por doutorandos e mestrandos participantes do projeto noutras instituições públicas. Maiores indormações: Thais Lasevicius thais.lasevicius@hotmal.com Paloma Jashar palomajashar@id.uff.br